Quinta, 22 de Outubro de 2020
42988489296
Geral Nota

NOTA DE REPÚDIO ÀS MANIFESTAÇÕES ACERCA DOS DISTRIBUIDORES DE INSUMOS AGRÍCOLAS

Os 55 canais de distribuição associados à ASSOCAMPOS (revendas, cooperativas e empresas do setor fumageiro) são comprometidos em trabalhar dentro dos requisitos legais, com ética e seriedade, disponibilizando aos agricultores os mais diversos insumos (sementes, defensivos agrícolas, fertilizantes para nutrição vegetal, dentre outros) imprescindíveis para alta produtividade em suas lavouras.

25/09/2020 14h27
291
Por: Redação Fonte: Informativo/Assocampos
Nota Assocampos.
Nota Assocampos.

A ASSOCAMPOS – Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários dos Campos Gerais, por sua missão de zelar pelas empresas as quais representa, vem, por intermédio desta nota, manifestar seu REPÚDIO às declarações veiculadas durante entrevista em programa de rádio pelo Engenheiro Agrônomo Sr. Guilherme de Moura Silva, o que se faz nesta nota, sob o fundamento da livre manifestação de pensamento, elencada no artigo 5º, inciso IV, da vigente Constituição brasileira.

Ocorre que os dizeres proferidos não se equalizam com a índole do trabalho realizado pelos distribuidores de insumos agrícolas. É necessário, portanto, frisar a necessidade de se ater ao conhecimento técnico referente aos benefícios da nutrição vegetal aliada a boas práticas de manejo das lavouras. Os 55 canais de distribuição associados à ASSOCAMPOS (revendas, cooperativas e empresas do setor fumageiro) são comprometidos em trabalhar dentro dos requisitos legais, com ética e seriedade, disponibilizando aos agricultores os mais diversos insumos (sementes, defensivos agrícolas, fertilizantes para nutrição vegetal, dentre outros) imprescindíveis para alta produtividade em suas lavouras.

É primordial esclarecer que, em sentido contrário aos dizeres proferidos durante o programa, o apoio direto das revendas ao agricultor – que, assim, assumem diretamente os riscos inerentes à inadimplência – se dá justamente para suprir uma lacuna, em um cenário no qual as instituições de crédito por diversas vezes negam ao produtores rurais o acesso a sua linhas de crédito, imprescindíveis à aquisição dos insumos destinados ao cultivo de suas lavouras. 

Ainda mais, que os fertilizantes para nutrição vegetal vêm, a cada ano, agregando resultados de qualidade e produtividade na produção agrícola brasileira. Dados da Abisolo (Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal) apontam que o faturamento 2019 do mercado de Fertilizantes Especiais está estimado em R$ 7,098 bilhões, faturamento este que atesta a confiança e resultado que os fertilizantes agregam nas lavouras.

Por fim, a ASSOCAMPOS declara que permanecerá atenta a expressões que possam ter o condão de denegrir a imagem das empresas que vem acompanhando o destino dos Agricultores há vários anos em todos os seus momentos e, expressando a sua solidariedade a todas as Revendas e seus colaboradores, exigirá sempre que quaisquer manifestações sobre o uso de insumos/defensivos agrícolas sejam feitas com o fundamento na realidade e em dados técnicos confiáveis.

SOBRE A ASSOCAMPOS: 

Fundada em 14 de Dezembro de 2001 a ASSOCAMPOS – Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários dos Campos Gerais é uma entidade sem fins lucrativos, de utilidade pública declarada, que representando atualmente 55 empresas associadas em suas obrigações e responsabilidades no atendimento a Lei Federal 9.974/00, regulamentada pelo Decreto Federal 4.074/02, responsabilidades e obrigações estas que fazem parte do Sistema Campo Limpo, para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil. Abrangendo todas as regiões do país, o Sistema tem como base o conceito de responsabilidade compartilhada entre agricultores, indústria, canais de distribuição e poder público, conforme determinações legais, o que tem garantido seu sucesso.

Com atuação em 16 municípios dos Campos Gerais, a ASSOCAMPOS possui como missão a preservação do meio ambiente por intermédio do recebimento das embalagens vazias ou contendo resíduos de defensivos agrícolas comercializadas nos Campos Gerais. A ASSOCAMPOS já contribuiu com o encaminhamento para destinação final ambientalmente adequada, em parceria ao inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, de mais de 9.809.983 Kg de embalagens vazias ou contendo resíduos de defensivos agrícolas (até 31/12/2019). Informativo Assocampos.

Site www.asscocampos.com.br - Facebook https://www.facebook.com/ASSOCAMPOS 

 1 - “Então, Glaucio, outro tema que eu separei aqui pra gente falar hoje, pra trazer valor para o produtor é falar sobre compras de insumos, organização na compra de insumos, como que o produtor pode se organizar melhor pra fazer uma compra de insumos mais barata. Reduzir as margens, né, de lucro das empresas, melhorando para o produtor. Muita vantagem pro produtor é criar o sistema de cotações, você em vez de financiar com as revendas ou as cooperativas, você começa a trabalhar com bancos, custeios, como o Gláucio mesmo, nosso amigo aqui, trabalha com projetos de custeio, então você fazer o financiamento nos bancos, e fazer cotações em várias empresas, você pega um agrônomo, como é o nosso caso, a gente faz um planejamento para o produtor, de acordo com a necessidade dele, com a análise de solo, de acordo com o talhão, com rotação de ... enfim, vários fatores, desenha um planejamento pra ele, vê quais as variedades de soja, adubos, quais defensivos, entendeu? E o principal, quase nada de foliar, que é o que mais dá dinheiros para as empresas, e com essa lista o produtor sai para o mercado, daí ele vai cotar como maior número de empresas possíveis, tentando, o quê, sempre conseguir o melhor preço daquele insumo no mercado”. – Grifo nosso.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR
Atualizado às 03h05 - Fonte: Climatempo
14°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 22°

14° Sensação
24.9 km/h Vento
91.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 23°

Sol com muitas nuvens
Sábado (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 24°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias