Sábado, 04 de Julho de 2026
12°C 17°C
Castro, PR
Publicidade

Presidente da Embrapa destaca importância de tecnologias digitais para o agro

Para contextualizar o panorama do agro atual, Moretti recuperou a trajetória da agropecuária brasileira, nas últimas cinco décadas, responsável pela transformação do País de importador e dependente dos mercados internacionais em um dos principais protagonistas mundiais em produtividade, qualidade e sustentabilidade na produção de alimentos

Por: Redação Fonte: Redação
21/09/2020 às 16h18
Presidente da Embrapa destaca importância de tecnologias digitais para o agro
A questão foi apresentada no projeto Agro pelo Brasil, promovido pelo sistema CNA/Senar.

O presidente da Embrapa, Celso Moretti, defendeu a importância da mobilização dos agentes governamentais na busca pela garantia da conectividade ao campo. Só com internet, produtores de todo o País terão acesso aos recursos tecnológicos responsáveis por oferecer condições de incremento à produtividade, sustentabilidade e geração de renda.

A questão foi apresentada no projeto Agro pelo Brasil,  promovido pelo sistema CNA/Senar. Moretti falou por conferência virtual aos participantes do evento sobre as demandas do cenário agropecuário brasileiro e as respostas da ciência às necessidades do produtor rural. E citou exemplos de como a pesquisa tem favorecido os avanços no campo e abordou as perspectivas para o futuro.

Continua após a publicidade
Anúncio

Participaram do painel o coordenador de comunidades e inovação do Senar (BA), Adauto Liberato, e o gerente de inovação do Senar (GO), Fernando Borges Fernandes, e o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara. Para Carrara, “esse é um momento inovador do Senar. Inauguramos nosso sistema de comunicação alinhado com as novidades e com a vontade de inovar com a Embrapa. É muito bom contar com o apoio da Embrapa nesta nova iniciativa”, disse. Carrara é um dos integrantes do Conselho de Administração (Consad) da Empresa.

Para contextualizar o panorama do agro atual, Moretti recuperou a trajetória da agropecuária brasileira, nas últimas cinco décadas, responsável pela transformação do País de importador e dependente dos mercados internacionais em um dos principais protagonistas mundiais em produtividade, qualidade e sustentabilidade na produção de alimentos. “Foi graças à ciência, que esse cenário mudou de forma tão surpreendente e elevou o Brasil à categoria de liderança no que diz respeito à agricultura tropical”, disse.

“A transformação de solos ácidos em férteis, a tropicalização de variedades e animais e o desenvolvimento de uma plataforma de produção sustentável resumem bem essa mudança nos rumos, que resultou no que hoje é a pesquisa do Brasil, referência para mundo inteiro”. Moretti destacou o esforço do trabalho desenvolvido nas universidades, empresas privadas, produtores, assistência técnica e extensão rural, cooperativas, e  sistema S, como o Senar, que, destacou, contribuíram com a transformação agropecuária.

Continua após a publicidade
Anúncio

Como exemplo do potencial agrícola nacional, o presidente citou o que hoje representa a cultura do milho, distribuída em todo território nacional, e o que pode vir a ser o trigo tropical, desenvolvido por pesquisadores. “No entorno do Distrito Federal, temos produtores colhendo 8 toneladas de trigo por hectare e semana passada acompanhamos a colheita no Ceará, com a mesma produtividade do Cerrado em metade do tempo”, completou.

Aplicativos gratuitos e ferramentas digitais

Ao abordar agricultura digital, o agro 4.0, Celso Moretti fez uma retrospectiva do caminho empreendido na Embrapa. Disse que, há 20 anos, a Empresa disponibiliza aplicativos para uso dos produtores: “e vamos continuar avançando até 2030, os rumos estão direcionados às ferramentas digitais na agricultura”. Também reafirmou a importância da conectividade para garantir a eficiência de recursos como a internet das coisas e a robótica. “Dados do IBGE 2017 revelam que 72% das propriedades rurais ainda não têm conectividade e esse é o grande desafio para que possamos avançar.

Sobre as contribuições da pesquisa na agricultura digital, citou projetos das várias unidades da Embrapa, envolvidas com o desenvolvimento de softwares, aplicativos, sensores, tecnologia embarcada, coleta, transmissão e armazenamento de dados de forma digital e sensores que permitem, por exemplo, avaliar o comportamento e o bem-estar animal.

“Temos usado ferramentas de modelagem e simulação computacional, inteligência artificial, câmaras especiais que predizem a ocorrência de doenças e a produtividade em algumas culturas. É um  conjunto de tecnologias pra ajudar o produtor”, destacou o presidente. Disse ainda que a agricultura de precisão pode apoiar o produtor a ter mais informações sobre fertilidade de solos, ataque de pragas, produtividade e necessidade de aplicação de insumos. Como exemplo citou a parceria com o Instituto Mato-grossense do Algodão, em que 260 fazendas são monitoradas para verificar a ocorrência de fitonematóides do algodoeiro e onde já houve um aumento de 10% na produção.

Apoio ao produtor rural

Celso Moretti destacou o potencial da irrigação de precisão, que pelo uso de sensores no solo torna possível conexão via internet das coisas e, de forma seletiva, calcular a lâmina d’água que será aplicada. “Temos desenvolvido um conjunto enorme de aplicativos, como o Plantio Certo, que  ajuda o produtor a definir o quê, como, quando e onde plantar”, explicou, lembrando que o aplicativo de apoio ao Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), é hoje usado em políticas públicas do Governo Federal.

O presidente falou sobre o trabalho de incentivo a startups ligadas ao agro, e o programa Pontes para Inovação, onde empresas iniciantes são postas em contato com grandes fundos de investimento. “Exemplos de sucesso são a Farmly, que produz cafés especiais e exporta para a Europa, a Gira e a SpecLab, as duas nascidas dentro da Embrapa”.

Moretti abordou prioridades mapeadas na Empresa de grande potencial diante de um cenário de crescimento populacional, maior urbanização, renda, longevidade e mudanças no padrão de consumo: “haverá uma demanda 35% maior por alimento, 40% mais por energia e 50% por mais água – e para isso vamos ter que lançar mão de recursos tecnológicos para resolver ou minimizar impactos”. A tecnologia digital, segundo ele, é que vai contribuir para que o Brasil consiga aumentar a sua produção e ter mais produtividade e eficiência para ser um dos maiores players globais na produção de alimentos, fibras e bioenergia.

Entre as prioridades em pesquisa, citou plataformas digitais, uso de drones, inteligência artificial e visão computacional, georreferenciamento, automação, transmissão de dados, internet das coisas e robótica. “Essa é a nossa agenda, quando vamos sair do agro 4.0 de automação e conectividade para a autonomia total, que já é realidade em algumas propriedades, mas vai se massificar nos próximos anos”, concluiu.  

Interação com o campo

O presidente da Embrapa respondeu perguntas de produtores sobre as contribuições na produção científica para o campo, e sobre a importância do investimento em tecnologia nas propriedades rurais. Ele disse, por exemplo, que “a fixação biológica de nitrogênio é uma das mais importantes contribuições para o produtor, porque representa economia significativa em insumos no cultivo da soja”. E citou as vantagens da tecnologia que beneficia a cadeia produtiva da manga, por meio do tratamento hidrotérmico, uma exigência de mercados internacionais como o norte-americano.

“Não há dúvidas de que a adoção de tecnologia aumenta a sustentabilidade do agro brasileiro”, explicou. E deu como exemplo o uso de drones na pulverização de cultivos, sem que haja necessidade de aplicação em toda plantação: “menos pesticida, sistemas mais sustentáveis e menos custo e mais competitividade”. Para ele, instituições públicas de pesquisa são fundamentais para oferecer soluções vantajosas e com custos mais baixos para o produtor brasileiro”. Fonte Embrapa.

Portos do Paraná impulsiona exportação de frango e acelera transição energética no complexo Foto: Cláudio Neves/Portos do Paraná
EXPORTAÇÃO Há 5 dias

Portos do Paraná impulsiona exportação de frango e acelera transição energética no complexo

Parte da estrutura que dá suporte às exportações do agronegócio é o pátio do terminal, equipado com 5.280 tomadas elétricas dedicadas aos contêineres refrigerados utilizados para acondicionar os mais variados tipos de proteínas de origem animal.

Porto de Paranaguá leva experiência em eficiência e segurança jurídica ao Movimento Agroportos Foto: Claudio Neves/GCOM Portos do Paraná
PORTOS PARANÁ Há 1 semana

Paraná leva experiência em eficiência e segurança jurídica ao Movimento Agroportos

Modelo foi apresentado pela Portos do Paraná em evento voltado ao fortalecimento da logística do agronegócio. Foram destaques os arrendamentos de áreas, que dão segurança para as empresas investirem.

Governador autoriza início das obras de pavimentação da Estrada do Socavão, em Castro Foto: Ari Dias/AEN
SOCAVÃO Há 1 semana

Governador autoriza início das obras de pavimentação da Estrada do Socavão, em Castro

A ordem de serviço para as obras de pavimentação da estrada que liga o distrito de mesmo nome até Castro, nos Campos Gerais, é resultado de um investimento de R$ 89,1 milhões do Governo do Estado. A estrada passará a ter asfalto em toda sua extensão, contribuindo para o desenvolvimento regional e o apoio à cadeia produtiva do leite.

Porto de Paranaguá assume vice-liderança nacional na movimentação de veículos Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
PORTO DE PARANAGUÁ Há 1 semana

Porto de Paranaguá assume vice-liderança nacional na movimentação de veículos

Entre janeiro e maio, o embarque e desembarque de carros, caminhões e outros veículos no Porto de Paranaguá alcançou 67,6 mil unidades, frente às 41,6 mil movimentadas no mesmo período de 2025. Os dados são do Centro de Estatísticas da Portos do Paraná. A China é o principal país de origem e destino dos veículos movimentados pelo Porto de Paranaguá

Portos do Paraná investirá R$ 15,7 milhões em pavimentação de vias em Paranaguá Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
Portos do Paraná Há 2 semanas

Portos do Paraná investirá R$ 15,7 milhões em pavimentação de vias em Paranaguá

Recurso será aplicado na pavimentação em concreto de trechos da Avenida Coronel José Lobo e da Rua Manoel Corrêa, beneficiando a mobilidade de toda da região. O investimento também representa uma importante contrapartida da empresa pública para a comunidade de Paranaguá.

Castro, PR
13°
Tempo nublado
Mín. 12° Máx. 17°
13° Sensação
1.5 km/h Vento
97% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
07h05 Nascer do sol
17h43 Pôr do sol
Domingo
21° 12°
Segunda
21° 12°
Terça
16°
Quarta
18°
Quinta
21°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,00%
Euro
R$ 5,91 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 345,107,41 +0,70%
Ibovespa
174,070,27 pts 0.74%
Publicidade
Publicidade
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade