Domingo, 20 de Setembro de 2020
42988489296
Tecnologia/Infraestrutura Geomembranas

Uso de reservatório de geomembranas no agronegócio pode elevar produtividade de forma sustentável

Material pode ser utilizado por diferentes setores e chega a durar centenas de anos se aplicado corretamente

10/09/2020 10h13
225
Por: Redação Fonte: Redação
O material traz maior proteção contras rasgos, perfurações e outros danos ocasionados da própria instalação do produto.
O material traz maior proteção contras rasgos, perfurações e outros danos ocasionados da própria instalação do produto.

O agronegócio é uma área da economia que demanda medidas de segurança ainda mais exigentes, uma vez que lida diretamente com o meio-ambiente e precisa conservar a natureza para continuar produzindo. Os reservatórios de geomembranas, assim, são fundamentais para garantir que reservatórios, tanques e biodigestores sejam mais seguros e garantam a alta produtividade.

Os reservatórios de geomembranas da Nortène, empresa especializada em produção de materiais plásticos de elevada qualidade, têm a maior resistência do mercado. E o uso desse material faz toda a diferença para o agronegócio. "Geomembranas de polietileno tem uso consolidado e reconhecido mundialmente há mais de 40 anos, atuando como barreira impermeável (ou de baixíssima permeabilidade) para controlar a percolação, infiltração ou fluxo de líquidos e gases em obras geotécnicas e de proteção ambiental", explica Carolina Palomino, gerente de geossintéticos da Nortène.

Os reservatórios de geomembranas Nortène são produzidas com resina de polietileno virgem, desenvolvida com tecnologia Chevron Phillips Loop Slurry, referência mundial para geomembranas mais resistentes e duráveis. O material traz maior proteção contras rasgos, perfurações e outros danos ocasionados da própria instalação do produto. "O uso de resina virgem, além de garantir maior durabilidade, também resulta em menor suscetibilidade a problemas relacionados à solda", informa Carolina Palomino.

No agronegócio, as geomembranas têm três principais usos:

  • reservatórios e canais de água para irrigação: protegem contra perdas por percolação que podem reduzir a eficiência;
  • biodigestores: podem ser utilizadas tanto no fundo quanto na cobertura, garantindo baixa permeabilidade e maior estanqueidade, impedindo vazamento de material orgânico;
  • tanques para piscicultura e carcinicultura: protegem contra ataques biológicos e raios solares, trazendo vantagens como economia de água, proteção contra doenças, impedimento do carreamento da ração para o subsolo, entre outros.

Carolina Palomino ressalta que é importante contratar empresas instaladoras especializadas, com experiência, capacidade técnica e infraestrutura para realizar a instalação da geomembrana. "Estudos mostram que, utilizando matérias-primas de boa qualidade e bem instaladas, as geomembranas podem durar na ordem de centenas de anos", diz.

A Nortène é pioneira na fabricação de geomembranas de polietileno no Brasil. "O grupo possui o único laboratório brasileiro com acreditação completa da GAI-LAP (Geosynthetic Accreditation Institute – Laboratory Accreditation Program).", a pontua a gerente. Com assessoria.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ponta Grossa - PR
Atualizado às 18h39 - Fonte: Climatempo
14°
Muitas nuvens

Mín. 11° Máx. 17°

14° Sensação
18 km/h Vento
79.9% Umidade do ar
40% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 15°

Nublado
Terça (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 15°

Nublado
Ele1 - Criar site de notícias