Sábado, 19 de Setembro de 2020
42988489296
Pecuária Rendimento Carcaça

Precocidade é destaque da Etapa Circuito Nelore de Qualidade de Pedra Preta (MT)

Evento foi realizado na unidade da Friboi localizada no município Pedra Preta (MT)

03/09/2020 09h07
370
Por: Redação Fonte: Redação
Entre os machos avaliados nesta etapa, o destaque foi a precocidade, sendo 92% animais tinham até dois dentes incisivos permanentes (em torno de dois anos de idade). Além disso, 61% dos animais pesaram mais de 18 arrobas – a média geral foi de 19,2 arroba
Entre os machos avaliados nesta etapa, o destaque foi a precocidade, sendo 92% animais tinham até dois dentes incisivos permanentes (em torno de dois anos de idade). Além disso, 61% dos animais pesaram mais de 18 arrobas – a média geral foi de 19,2 arroba

Evento foi realizado na unidade da Friboi localizada no município Pedra Preta (MT) recebeu a 15ª Etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2020 na unidade da Friboi. 

 

Os pecuaristas participantes levaram 546 animais para avaliação de carcaças, sendo 382 machos e 164 fêmeas, informa a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), que promoveu a etapa em parceria com a Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT). O Circuito tem apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

Entre os machos avaliados nesta etapa, o destaque foi a precocidade, sendo 92% animais tinham até dois dentes incisivos permanentes (em torno de dois anos de idade). Além disso, 61% dos animais pesaram mais de 18 arrobas – a média geral foi de 19,2 arrobas.

O Melhor Lote de Carcaças de Machos, conquistando a Medalha de Ouro, foi da Fazenda São Marcelo/Fazenda Mathovy (Tangará da Serra/MT), que também venceu a etapa do Circuito de Diamantino (MT). A Medalha de Prata ficou com Tiago Eustáquio Ribeiro de Resende, da Fazenda São Dimas (Pedra Preta/MT), enquanto o Bronze foi para Gilberto de Vitto, da Fazenda Três Barras (Poxoréu/MT).

Nas avaliações das fêmeas, 83,5% dos animais apresentaram até dois dentes incisivos permanentes (em torno de dois anos de idade). O destaque foi no peso: a média geral alcançou 16,6 arrobas. Em relação ao acabamento, 57% das fêmeas tinham cobertura de gordura mediana ou uniforme.

O Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas foi apresentado por Rosário Pegorer, da Fazenda São José do Barreiro (Poxoréu/MT). “Com o consumidor cada vez mais exigente, nossa preocupação é sempre investir na produção de carne de qualidade, pois quanto maior for esse padrão, mais ela será valorizada. No Circuito Nelore temos o feedback de como está nossa produção diante das exigências do mercado. Essas iniciativas são muito importantes e precisam ser cada vez mais estimuladas”, diz Eduardo Pegorer, gerente da Fazenda São José do Barreiro.

A Medalha de Prata das fêmeas ficou com Guilherme Augusto Leal Basaglia, da Fazenda do Prata II (Rondonópolis/MT), e o Bronze foi para Getúlio Gonçalves Viana, da Estância Alvorada (Poxoréu/MT).

Adauto Vedovelli, responsável pela compra de gado na Friboi em Pedra Preta, destaca a participação em peso dos pecuaristas na etapa. “O que chama atenção nas avaliações é a conformação dos animais, com ótimo peso, apesar de jovens. Isso é certeza de manejo bem feito, apresentando ao mercado produtos com alto valor agregado”, destaca Vedovelli.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção. 

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal, e cresce a cada ano. Em 2020, estão previstas a realização de 40 etapas em 11 estados. Até o fim do ano, 25 mil animais devem ser avaliados, consolidando o Circuito Nacional de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.  Com assessoria.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ponta Grossa - PR
Atualizado às 04h49 - Fonte: Climatempo
17°
Muitas nuvens

Mín. 16° Máx. 28°

17° Sensação
4 km/h Vento
65.2% Umidade do ar
40% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (20/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 17°

Nublado
Segunda (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 18°

Nublado
Ele1 - Criar site de notícias