Terça, 13 de Abril de 2021 17:47
42988489296
Cultura/Turismo Pinturas Rupestres

DOCUMENTÁRIO GRAVADO NOS CAMPOS GERAIS PARANAENSE É SELECIONADO PARA FESTIVAL DE CINEMA FRANCÊS

A temática gira em torno da arte rupestre encontrada em Ponta Grossa, Tibagi, Ventania, Piraí do Sul e Jaguariaíva.

10/07/2020 16h07
3.832
Por: Redação Fonte: Redação
Foram visitados diversos sítios arqueológicos nos municípios de Ponta Grossa, Tibagi, Ventania, Piraí do Sul e Jaguariaíva. Fotos Almir Brito Junior.
Foram visitados diversos sítios arqueológicos nos municípios de Ponta Grossa, Tibagi, Ventania, Piraí do Sul e Jaguariaíva. Fotos Almir Brito Junior.

O segundo episódio da série O Lugar Antes de Mim - A Arte Rupestre  nos Campos Gerais foi selecionado para a competição oficial do  festival de cinema francês Rencontres d'archéologie de la Narbonnaise  2020.

A série documental criada e dirigida por Karla Nascimento, propõe a  difusão e a consequente valorização do patrimônio cultural, em  especial os sítios arqueológicos através dos recursos audiovisuais.

No segundo episódio foi abordado a arte rupestre nos Campos Gerais,  em arenitos no Segundo Planalto Paranaense. Foram visitados diversos  sítios arqueológicos nos municípios de Ponta Grossa, Tibagi, Ventania,  Piraí do Sul e Jaguariaíva. Os abrigos e cavernas estão localizados em  áreas da Escarpa Devoniana e da Bacia do Paraná, numa paisagem  surpreendente, com rochas sedimentares, que vem se transformando ao  longo de 130 milhões de anos, desde a separação da África com a  América do Sul.  Parte da região já foi fundo de oceano e, atualmente,  conta com uma incomparável beleza cênica, com cânions, cachoeiras,  cascatas, lajeados, cavernas, fendas  e abrigos, alguns apresentando  vestígios e representações simbólicas de povos que habitaram o local  desde tempos remotos. São pinturas e gravuras rupestres, artefatos  lascados e polidos em pedra, além de materiais cerâmicos e evidências  da dieta alimentar. As escavações e estudos já realizados confirmam  cientificamente a presença humana há mais de 8.000 anos atrás nos  Campos Gerais, podendo chegar brevemente, com os resultados de novas  pesquisas, a datas bastante recuadas.

O projeto deste episódio foi aprovado no Programa Estadual de  Fomento e Incentivo à Cultura - PROFICE da Secretaria de Estado da  Comunicação Social e da Cultura do Governo do Estado do Paraná, contou  com o apoio da Copel e dos Supermercados Tozzeto e foi realizado pela  Ampler.

Mais informações: www.olugarantesdemim.tv.br

 

Acompanhe o episódio 01

 

Acompanhe o teaser do episódio 02 

 

Instagram: 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A notícia é boa! Nosso 2° episódio - A Arte Rupestre nos Campos Gerais - foi selecionado para a competição oficial do Festival de cinema: Rencontres d'archéologie de la Narbonnaise 2020. Ele será exibido na cidade francesa no dia 06 de novembro. Estamos na torcida!!!!! @karla.a.nascimento @audionuclear @betocarminatti @claudiainesparellada @almirbritojr @arqueotrekking @joao.gustavoferreira #pontagrossa #tibagi #ventaniapr #jaguariaíva #jaguariaiva  #parana #camposgerais #geografia #geologia #escarpadevoniana #olugarantesdemim #olam #prehistorico #arqueologia #fotografia #cinemabrasileiro #cinemaparanaense #arterupestre #pinturasrupestres #photography #prehistoric #photographie #archeology #archeologie  #archäologie #arqueoloxía #archeologia

Uma publicação compartilhada por O Lugar Antes de Mim (@o.lugar.antes.de.mim) em

Facebook:

 

A notícia é boa! Nosso 2° episódio - A Arte Rupestre nos Campos Gerais - foi selecionado para a competição oficial do...

Publicado por O Lugar Antes de Mim em Terça-feira, 7 de julho de 2020
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR
Atualizado às 17h29 - Fonte: Climatempo
20°
Muitas nuvens

Mín. 14° Máx. 20°

20° Sensação
18.3 km/h Vento
80.2% Umidade do ar
40% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (14/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 21°

Nublado
Quinta (15/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 22°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias