Segunda, 18 de Janeiro de 2021 02:06
42988489296
Artigos EXPLOSÕES NO AGRO

Tecnologia contra explosões na agricultura e na indústria de alimentos

Você conhece as tecnologias contra explosões na agricultura e no setor de produção de alimentos. Gerenciar esses riscos é essencial para a segurança dos funcionários em primeiro lugar, além de outros efeitos devastadores de uma explosão, como a destruição da produção e de todo maquinário envolvido.

31/12/2020 07h56
277
Por: Redação Fonte: Sergio Fukushima*
tecnologias contra explosões na agricultura e no setor de produção de alimentos. Gerenciar esses riscos é essencial para a segurança dos funcionários em primeiro lugar, além de outros efeitos devastadores de uma explosão, como a destruição da produção e d
tecnologias contra explosões na agricultura e no setor de produção de alimentos. Gerenciar esses riscos é essencial para a segurança dos funcionários em primeiro lugar, além de outros efeitos devastadores de uma explosão, como a destruição da produção e d

Os benefícios do videomonitoramento em rede para a segurança são inegáveis. No entanto, é fundamental que qualquer solução de segurança desempenhe também um papel na redução de outros riscos. Quando consideramos que o setor agro representa 21,6% do PIB nacional segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, fica evidente o quanto essa mitigação de riscos é importante para a economia.

Para quem está fora da indústria, o potencial de explosões na agricultura e no setor de produção de alimentos pode parecer relativamente pequeno. Na realidade, o risco é significativo em vários pontos ao longo do caminho da fazenda à produção de alimentos. Gerenciar esses riscos é essencial para a segurança dos funcionários em primeiro lugar, além de outros efeitos devastadores de uma explosão, como a destruição da produção e de todo maquinário envolvido.

O videomonitoramento de alta qualidade também é importante para proteger fazendas e instalações de processamento e produção de alimentos contra roubos e intrusões. As imagens também ajudam a atender às regulamentações de saúde e segurança do trabalho, e auxiliam no aumento da eficiência operacional. Assim, é fundamental que a solução de videovigilância se torne parte da abordagem de gerenciamento de risco e que as câmeras com proteção contra explosão - tanto visuais quanto térmicas - estejam integradas para fornecer uma solução sob medida às demandas do setor agropecuário e alimentício.

O risco de explosões de poeira

No setor agrícola, o uso de líquidos, gases e materiais inflamáveis, que apresentam potencial de ignição e incêndio, é parte essencial do processo de cultivo. No entanto, outro subproduto do processo agrícola é igualmente crítico: a poeira. A coleta e armazenamento de grãos e seu posterior processamento em farinha são exemplos de onde a criação de grandes quantidades de pó é inevitável e, com ela, o risco de explosões.

Na prática, as explosões de poeira ocorrem quando uma nuvem de pó de um certo tamanho de partícula e concentração encontra uma fonte de ignição apropriada, como uma chama ou faísca. Quando isso ocorre, a explosão inicial pode não ser a mais destrutiva, visto que a explosão primária quase inevitavelmente fará com que poeira adicional seja levantada no ar - este fato é que pode levar a uma explosão secundária muito maior. Se isso acontece em uma estrutura como um silo de grãos, por exemplo, pode ser devastador.

E não é apenas o setor agrícola que corre esse risco. Qualquer substância em pó - como café instantâneo, açúcar e leite - tem o potencial inflamável se as condições apropriadas forem atendidas. Outros processos na cadeia de produção de alimentos e bebidas apresentam risco adicional de explosão, como em destilarias, cuja criação de líquidos e gases inflamáveis são parte central da produção, ou o uso de gás em instalações onde alimentos cozidos são preparados. Todos carregam o potencial de explosão por meio de acidentes ou não cumprimento de regulamentos e diretrizes de saúde e segurança.

Os múltiplos benefícios das câmeras com proteção contra explosão

O uso de videomonitoramento na agricultura e nas indústrias de produção de alimentos já é amplamente conhecido, mas as câmeras protegidas contra explosão desempenham um papel adicional no gerenciamento de risco. Os dispositivos são recobertos por caixas de aço inoxidável fáceis de limpar para evitar que as câmeras criem qualquer faísca que possa fornecer a ignição para uma explosão.

Sem potencial para causar uma explosão, os aparelhos podem ser colocados em áreas de maior risco, incluindo o interior de silos de grãos. As câmeras protegidas contra explosão atendem a várias necessidades de segurança e proteção: identificação de invasores em potencial, interrupções ou roubos. Outro benefício é garantir que os funcionários estejam agindo de acordo com as diretrizes de saúde e segurança, e fornecer análises que podem embasar melhorias de eficiência operacional.

Nesse cenário, as câmeras térmicas protegidas contra explosão trazem benefícios adicionais às câmeras visuais, ao mesmo tempo que reduzem o risco de explosão em áreas de alto risco. As câmeras térmicas podem fornecer um aviso prévio de aumento da temperatura do equipamento além dos níveis seguros ou alertar sobre pequenos incêndios que, se ignorados, podem desencadear uma explosão maior. A tecnologia também pode ser usada para monitorar a temperatura de ingredientes, materiais e resíduos usados no processo de produção de alimentos.

Protegendo pessoas e instalações

O principal foco é sempre a segurança e a proteção das pessoas. Qualquer explosão na agricultura e na produção de alimentos tem o potencial de causar danos irreparáveis. Mitigar o risco é essencial, mas também é fundamental fazê-lo sem comprometer a qualidade da vigilância - o que seria totalmente contraproducente. Uma solução ideal combina câmeras visuais e térmicas protegidas contra explosão.

Por Sergio Fukushima, gerente de Soluções da Axis Communications 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR
Atualizado às 01h51 - Fonte: Climatempo
17°
Muitas nuvens

Mín. 16° Máx. 24°

17° Sensação
16.3 km/h Vento
95.6% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (19/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 19°

Chuvoso
Quarta (20/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 22°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias