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Brasil x EUA: Como os Dois Maiores Países das Américas Conduzem Seus Orçamentos Públicos

A condução do orçamento público reflete as prioridades de um país, sua organização institucional e seu compromisso com a responsabilidade fiscal. Quando comparamos Brasil e Estados Unidos — duas das maiores economias do continente americano — surgem contrastes marcantes nos modelos de elaboração, execução e controle orçamentário. Este artigo explora esses aspectos com base em dados recentes e fontes oficiais.

Por: Redação Fonte: Vinícius Brizola de Oliveira
05/05/2025 às 16h33 Atualizada em 07/05/2025 às 18h14
Brasil x EUA: Como os Dois Maiores Países das Américas Conduzem Seus Orçamentos Públicos
Vinícius Brizola de Oliveira

No Brasil, o orçamento público é composto por três peças principais: o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). A Constituição de 1988 estabelece regras rígidas de vinculação de receitas, como:

• Educação: mínimo de 25% da receita dos estados e municípios.

• Saúde: mínimo de 15% da receita corrente líquida da União (após a EC 95).

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• Emendas parlamentares impositivas: em 2024, representaram cerca de R$ 38 bilhões.

Segundo o Tesouro Nacional, em 2023 o orçamento federal foi de R$ 5,4 trilhões, sendo R$ 2,1 trilhões destinados ao refinanciamento da dívida pública.

Estados Unidos: Flexibilidade e Pragmatismo

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O orçamento federal dos EUA é mais flexível, elaborado pelo escritório de administração e orçamento (OMB), com base nas diretrizes do Presidente e aprovado pelo Congresso. Não há vinculações constitucionais como no Brasil.

Em 2023, o orçamento federal foi de US$ 6,1 trilhões, com a seguinte distribuição (fonte: Congressional Budget Office - CBO):

• Defesa: US$ 858 bilhões

• Saúde (Medicare e Medicaid): US$ 1,6 trilhão

• Seguridade Social: US$ 1,3 trilhão

• Juros da dívida: US$ 659 bilhões.

O Brasil teve um déficit primário de R$ 230 bilhões em 2023, equivalente a 2,1% do PIB. A dívida bruta do governo geral fechou o ano em 74,3% do PIB (segundo o Banco Central).

O arcabouço fiscal aprovado em 2023 busca limitar o crescimento real das despesas a 70% do crescimento da receita, com meta de déficit primário zero em 2024.

O déficit federal dos EUA em 2023 foi de US$ 1,7 trilhão, cerca de 6,3% do PIB. A dívida pública ultrapassou US$ 34 trilhões, equivalente a mais de 123% do PIB, um dos maiores níveis desde a Segunda Guerra Mundial.

Apesar disso, os EUA mantêm credibilidade internacional devido à confiança no dólar como moeda global e à sua capacidade de financiar a dívida com juros relativamente baixos (até 2023).

 

“A análise comparativa da gestão orçamentária no Brasil e nos Estados Unidos durante a última década revela um panorama complexo, onde ambos os países, apesar de suas vastas diferenças institucionais e socioeconômicas, enfrentam desafios prementes para tornar seus orçamentos ferramentas eficazes para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social. A experiência brasileira com a rigidez fiscal e a austeridade contrasta com a fragmentação processual e a insustentabilidade fiscal de longo prazo americana, mas ambas as trajetórias levantam questões críticas sobre a capacidade dos respectivos sistemas políticos de fazer escolhas orçamentárias que sejam fiscalmente responsáveis, economicamente prudentes e socialmente justas.”

 

No Brasil, em 2023, os principais itens do orçamento federal brasileiro foram:

• Previdência (INSS): R$ 860 bilhões

• Encargos da dívida: R$ 720 bilhões

• Saúde e educação juntos: R$ 275 bilhões

Isso demonstra o peso estrutural das despesas obrigatórias, que consomem mais de 93% do orçamento primário.

Os EUA concentram gastos em seguridade social, saúde e defesa. A presença militar global e os programas de bem-estar social explicam a composição:

• 25% para Social Security

• 24% para saúde pública

• 14% para defesa

O Brasil possui um sistema robusto de controle com atuação do Tribunal de Contas da União (TCU), da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O Portal da Transparência é considerado uma referência.

Nos EUA, o Government Accountability Office (GAO) e os comitês do Congresso exercem o controle. O orçamento é frequentemente objeto de disputa partidária, com frequentes “shutdowns” em caso de impasse.

Enquanto os EUA demonstram maior flexibilidade e capacidade de adaptação orçamentária, o Brasil segue preso a uma estrutura engessada e altamente judicializada. Por outro lado, o país avança em mecanismos de controle e transparência que, muitas vezes, superam os dos EUA.

A condução do orçamento revela mais do que números: ela mostra as escolhas políticas e institucionais de cada nação. Em tempos de incerteza global, a busca por equilíbrio entre responsabilidade fiscal e justiça social é mais urgente do que nunca.

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A Coluna Economia e Agro é escrita pelo economista Vinícius Brizola de Oliveira, atual Secretário da Fazenda do município de Piraí do Sul, nos Campos Gerais, que conhece o potencial econômico da região. Já trabalhou por mais de uma década no setor do agronegócio na área de finanças e, hoje, no setor público, complementa sua visão sobre as necessidades da região.
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