Segunda, 20 de Janeiro de 2025
18°C 24°C
Castro, PR
Publicidade

Festa de Nossa Senhora das Brotas em Piraí do Sul celebra tradição e impulsiona turismo religioso

A 144ª edição da Festa de Nossa Senhora das Brotas, realizada em Piraí do Sul, Paraná, no dia 27 de dezembro de 2024, consolidou-se como um marco de religiosidade e tradição. Mais do que uma celebração religiosa, o evento fortalece a identidade local e impulsiona o turismo na Rota do Rosário do Paraná.

Redação
Por: Redação Fonte: Toninho Anhaia
28/12/2024 às 15h03 Atualizada em 28/12/2024 às 15h53
Festa de Nossa Senhora das Brotas em Piraí do Sul celebra tradição e impulsiona turismo religioso
Fiéis percorrem 3,5 km em procissão até o Santuário de Nossa Senhora das Brotas, em Piraí do Sul, celebrando a fé e a tradição durante a 144ª edição da festa que atrai peregrinos e promove o turismo religioso no Paraná. Foto Toninho Anhaia.

O Santuário de Nossa Senhora das Brotas é um verdadeiro símbolo de história, fé e milagre, com uma ligação especial ao primeiro santo brasileiro, Frei Galvão. A origem de sua devoção remonta a 1808, quando uma estampa milagrosamente resistiu ao fogo, tornando-se o ícone central de uma tradição de fé que perdura até hoje.

Atualmente, o santuário atrai peregrinos de toda a região, unindo religiosidade, cultura e turismo. A tradicional procissão, com cerca de 3,5 quilômetros entre a Igreja Matriz Senhor Menino Deus e o Santuário, foi um momento de intensa devoção. O Bispo da Diocese de Ponta Grossa, Dom Bruno Elizeu Versari, ressaltou como esses momentos revelam a força da religiosidade popular e o poder das comunidades em se fortalecerem espiritualmente. “De tradição e fé da comunidade, as pessoas constroem, atrás de uma devoção, um esforço e um reforço para a fé. Acho que a oportunidade de participar de um evento como esse é aquilo que a gente fala da religiosidade popular. A Igreja fala bastante sobre isso, momentos de religiosidade popular na vida, na fé.”, afirma.

  ACOMPANHE AQUI A REPORTAGEM EM VÍDEO NO CANAL MINUTO RURAL. ATIVE AS NOTIFICAÇÕES E ACOMPANHE NOSSAS REPORTAGENS   

Continua após a publicidade
Anúncio

Durante o trajeto, marcado pela oração e pela conexão entre os participantes, o Bispo também assumiu o papel de peregrino, caminhando junto aos fieis até o Santuário, onde celebrou a Santa Eucaristia. “É assim que eu venho também, como peregrino, junto com os fieis, fazer a caminhada de fé, até ao santuário, celebrar a Santa Eucaristia. Então, eu também quero ser peregrino sob a proteção de Nossa Senhora.”, afirmou

A caminhada deste ano ocorre em um momento especial para a Igreja Católica, com o Jubileu da Esperança aberto pelo Papa Francisco no dia 24 de dezembro. Na Diocese de Ponta Grossa, a celebração oficial será no dia 29 de dezembro, marcando o início de um ano dedicado à renovação da fé e à superação dos desafios.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Esse Jubileu é um convite que o Papa faz: ‘Não percam a esperança’. Porque tem certos momentos que dá uma sensação de cansaço, de desânimo. Então, o convite é esse: não percam a esperança. É possível construir um mundo marcado pela fé, onde as pessoas se ajudam, se respeitam e onde é possível construir uma sociedade de bem, uma sociedade de paz”, ressaltou Dom Bruno.

O reitor do Santuário, Pe. Luiz Carlos Mirkoski, descreveu a emoção de ver a multidão reunida para celebrar Nossa Senhora das Brotas, refletindo sobre o significado espiritual e cultural do evento. "Poder ver toda essa multidão que veio celebrar Nossa Senhora das Brotas, são devotos, são romeiros peregrinos que amam... Isso deixa o nosso coração cheio de alegria e gratidão pelo momento que estamos vivendo. Que Nossa Senhora das Brotas seja sempre louvada e glorificada. Ela é a mãe e padroeira deste santuário, levando Piraí do Sul a tantos lugares e abençoando a todos.”, afirma.

Pe. Luiz destacou ainda o papel da padroeira na união da comunidade e no fortalecimento da fé entre os fiéis que visitam o santuário, reforçando a devoção que atravessa gerações.

Em homenagem a Nossa Senhora das Brotas, protetora da agropecuária e Padroeira de Piraí do Sul e Portal da Rota do Rosário, a criatividade e devoção de Beatriz Barbosa Burigo chamaram a atenção. Beatriz, responsável pela ornamentação do andor, decidiu simbolizar a ligação da santa com a terra, utilizando produtos agrícolas produzidos na região.

"Nós pensamos então, já que Ela é protetora, da lavoura, e para pedir pelos agricultores e as plantações, resolvemos colocar no andor o que cultivamos aqui. Então ali tem soja, feijão, frutas, verduras, tudo produzido aqui em Piraí", declarou Beatriz.

O andor, adornado com os frutos do trabalho local, representou não apenas um ato de fé, mas também um tributo aos agricultores da região. "Nossa Senhora das Brotas mostra os brotos da nossa cidade, e isso também é um pedido de bênçãos para que todos tenham uma colheita farta e abençoada", completou Beatriz.

 

Fé, Cultura e Tradição: Rota Tropeira do Rosário Resgata História e Fortalece Turismo no Paraná

Fé e Tradição: Tropeiros recebem bênçãos em momento marcante da 144ª Festa de Nossa Senhora das Brotas, Portal da Rota do Rosário. Foto Toninho Anhaia

Vinícius Nadal de Masi, presidente do Clube dos Tropeiros Alma Sem Fronteira, enfatizou a importância histórica e cultural de Nossa Senhora das Brotas e o papel do Santuário como Portal da Rota do Rosário no Paraná, especialmente para os peregrinos a cavalo. Durante um evento que celebrou a fé e a cultura tropeira, ele destacou o forte vínculo entre religiosidade e tradições tropeiras, afirmando que o tropeiro é, acima de tudo, um homem de fé. Os tropeiros receberam as bênçãos de Dom Bruno para dar início à III Rota Tropeira da Rota do Rosário.

“Este é um momento histórico no qual resgatamos a cultura tropeira, que tem uma ligação direta com a religiosidade. O tropeiro é um homem de fé. Assim, temos uma conexão tanto religiosa quanto cultural. Durante a segunda Romaria Tropeira, levamos as imagens de Nossa Senhora das Brotas e São João Batista por mais de 22 municípios, percorrendo mais de 700 quilômetros. Isso reforça nossa missão de mostrar essa ligação entre fé, cultura e história para a população,” disse Vinícius.

A terceira edição da Romaria Tropeira está programada para começar oficialmente em 18 de janeiro, com a partida dos tropeiros. O objetivo é continuar promovendo o resgate e a valorização das tradições, além de fortalecer o turismo rural, cultural e religioso. “A Rota do Rosário é mais do que um trajeto religioso. É um elo entre a história cultural dos municípios e a espiritualidade de seus habitantes. Queremos que cada município perceba a relevância dessa conexão e que o turismo seja impulsionado pela riqueza de nossas tradições tropeiras,” concluiu Vinicíus.

Milagres da Fé: As Histórias de Devoção a Nossa Senhora das Brotas

A devoção a Nossa Senhora das Brotas reúne histórias comoventes de fé, promessas e milagres. Acompanhamos as experiências de duas devotas, Eliene Killer e Jocelene Garcia da Silva, que compartilham momentos de provação e superação com a intercessão da santa.

Graças a intercessão de Nossa Senhora das Brotas, ele está aqui hoje." Essa é a declaração emocionada de Eliene Killer, mãe do pequeno Artur. Ela relata o episódio que marcou sua fé. "Meu filho teve bronquiolite com apenas 37 dias de vida. Foram sete dias internados, sendo dois na UTI. O desespero tomou conta, mas em meio à escuridão, entreguei tudo à Nossa Senhora das Brotas. Hoje, Artur está bem e saudável. Não tenho dúvidas de que foi a sua intercessão que o salvou.", conta Eliene.

Para Jocelene das Brotas Garcia da Silva, a devoção a Nossa Senhora das Brotas é uma jornada de fé que ainda continua. Sua batalha começou quando seu filho mais velho foi diagnosticado com ceratocone, uma doença ocular que, em muitos casos, só pode ser tratada com transplante de córnea. "Descobri a doença em uma consulta particular, mas pelo SUS era tudo muito lento. Como mãe, minha preocupação era enorme. Então, recorri a Nossa Senhora das Brotas, pedindo que ela abrisse os caminhos para o tratamento. E ela fez. Conseguimos um acompanhamento eficiente e, graças a Deus, a doença está estável."

Jucilene também compartilhou uma promessa especial, "Durante um ano, não cortei nem pintei meu cabelo em sinal de devoção. No dia da festa dela, cortei e entreguei o cabelo como oferenda. Acredito que o milagre ainda virá. Para Deus e para ela, o impossível não existe." revela.

Entre orações e promessas, histórias de fé são celebradas por devotos de Nossa Senhora das Brotas, cuja devoção inspira esperança e renovação espiritual. Keller Faria é uma dessas fieis que encontrou na santa o alívio para um desejo profundo: tornar-se mãe. Sua narrativa é um testemunho de como a fé pode gerar milagres. "Minha filha Sarah Farias é a maior graça que recebi. Eu desejava muito engravidar, e foi pela intercessão de Nossa Senhora das Brotas que consegui. Isso aconteceu há oito anos, e desde então ela tem sido uma bênção na minha vida. Todo ano, até os 10 anos, ela vem vestida de anjo para honrar Nossa Senhora.", conta.

15 Anos da Campanha dos Devotos: Transformação e Esperança

A Campanha dos Devotos de Nossa Senhora das Brotas, idealizada pelo Pe. Loir Antonio de Oliveira, é um dos grandes marcos do santuário. Em 2024, a campanha completa 15 anos, simbolizando uma trajetória de fé e esforço coletivo que transformou o espaço em um verdadeiro refúgio espiritual. Durante a entrevista, Pe. Loir relembrou o início desse projeto e os desafios enfrentados.

"Quando comecei no santuário, as condições eram bastante simples. Lembro que o Frei Guido já havia iniciado algumas melhorias, mas ainda havia muito a ser feito. Então pensei: ‘E se criarmos uma campanha dos devotos para ajudar nas despesas mensais? Assim, o dinheiro arrecadado nas festas poderia ser totalmente investido na infraestrutura.’ Foi o que fizemos, e hoje, 15 anos depois, vemos o quanto isso deu frutos. É emocionante ver o santuário se tornando um verdadeiro lugar de oração, onde as pessoas encontram paz e renovam sua fé.”, fala emocionado.

Pe. Loir também compartilhou o sonho que ainda alimenta: realizar o projeto visionário do Frei Guido de construir um grande santuário com capacidade para mais de mil pessoas."O Frei Guido tinha essa visão grandiosa, e quem sabe um dia consigamos concretizar esse sonho. Ainda me lembro do quadro com o projeto original, que ficava na secretaria paroquial. Seria incrível reunir esforços para fazer dessa ideia uma realidade, transformando o santuário na grande casa da Virgem Maria e de São Frei Galvão.”, espera o sacerdote.

 

Tropeiros partem do Santuário de Nossa Senhora das Brotas, em Piraí do Sul, marcando o início da terceira edição da Romaria Tropeira, que reforça a conexão entre fé, cultura e tradição. (Foto: Toninho Anhaia)
III ROMARIA TROPEIRA Há 2 dias

III Romaria Tropeira: Fé, Cultura e Tradição que Movem o Turismo Religioso e Rural no Paraná

Com a partida do Santuário de Nossa Senhora das Brotas, em Piraí do Sul, a terceira edição da Romaria Tropeira une religiosidade, cultura e história em um trajeto de mais de 700 quilômetros por 22 municípios. O evento não apenas resgata a tradição tropeira, mas também impulsiona o turismo religioso, rural e fortalece a espiritualidade dos participantes e das comunidades visitadas.

Broa de centeio é o 15º produto paranaense e primeiro de Curitiba a receber selo de Indicação Geográfica (IG) Foto: Giovanna Fagundes/Viaje Paraná
Indicação Geográfica Há 5 dias

Broa de centeio é o 15º produto paranaense a receber selo de Indicação Geográfica

É o primeiro produto da Capital a receber a chancela do órgão, além de ser o primeiro ligado ao setor de panificação no Brasil a alcançar esse reconhecimento. Broa de centeio também é reconhecida como Patrimônio Cultural de Curitiba.

Com avanços na estrutura, Ponte de Guaratuba alcança 35,3% de execução Foto: Rodrigo Felix/SEIL
TURISMO Há 1 semana

Com avanços na estrutura, Ponte de Guaratuba alcança 35,3% de execução

Resultado da medição mais recente, de dezembro, foi divulgado nesta quinta-feira (09). O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, esteve no canteiro de obras junto a engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) para vistoriar os trabalhos.

Parque Histórico Há 2 semanas

Férias no Museu Parque Histórico de Carambeí

A essência das Férias no Parque consiste no resgate das tradições, que ao longo dos anos foram modificas. A equipe do Museu se inspira na primeira edição realizada em 2016, revivendo momentos que marcaram a infância na Colônia.

Mais de 30 ações impulsionaram o Turismo Religioso do Paraná em 2024 Foto: Comitê de Turismo Religioso do Paraná
TURISMO Há 2 semanas

Com avanços em 2024, turismo religioso paranaense planeja novas ações neste ano

A expectativa é de que, para este ano, diversas frentes sejam trabalhadas dentro do segmento, promovendo uma maior capacitação de profissionais e atrativos ligados ao turismo religioso, bem como da ampla divulgação dos potenciais ligados a fé paranaense.

Castro, PR
22°
Chuva
Mín. 18° Máx. 24°
23° Sensação
4.8 km/h Vento
88% Umidade
100% (10.73mm) Chance chuva
05h48 Nascer do sol
05h48 Pôr do sol
Terça
24° 18°
Quarta
27° 18°
Quinta
27° 18°
Sexta
27° 18°
Sábado
26° 17°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 6,03 -0,57%
Euro
R$ 6,28 +0,74%
Peso Argentino
R$ 0,01 -1,79%
Bitcoin
R$ 663,368,11 -1,25%
Ibovespa
123,148,64 pts 0.65%
Publicidade
Publicidade
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias