Quinta, 22 de Outubro de 2020
42988489296
Negócios Exportações

2° Encontro dos Adidos Agrícolas Brasileiros trouxe definições importantes para o futuro das exportações agropecuárias

O evento ocorreu digitalmente e entre os principais temas discutidos estavam a defesa agropecuária, sustentabilidade, diversificação da pauta comercial e abertura de novos mercados

22/09/2020 14h49
237
Por: Redação Fonte: Redação
Destacaram-se no evento as discussões sobre o fortalecimento das relações com parceiros tradicionais, a prospecção de mercados promissores e a ampliação das ações de promoção comercial.
Destacaram-se no evento as discussões sobre o fortalecimento das relações com parceiros tradicionais, a prospecção de mercados promissores e a ampliação das ações de promoção comercial.

Ocorreu na última sexta-feira (18) o encerramento do 2º Encontro dos Adidos Agrícolas Brasileiros. Por conta da atual situação, os adidos agrícolas se reuniram virtualmente para definir diretrizes e discutir os próximos passos do setor. Foram cinco dias de reuniões com diversas entidades do agronegócio em rodadas de conversa com o setor privado. Destacaram-se no evento as discussões sobre o fortalecimento das relações com parceiros tradicionais, a prospecção de mercados promissores e a ampliação das ações de promoção comercial.

O cargo de adido agrícola é formado, majoritariamente, por Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas). Ele é responsável por garantir a qualidade das exportações brasileiras e abrir novos mercados para os produtos agropecuários. O evento é uma oportunidade para reunir visões de diversos mercados, acertar diretrizes e, durante o atual momento de pandemia, discutir a importância da atuação dos adidos.

O Affa e adido agropecuário lotado em Pequim Jean Manfredini participou das reuniões ao longo da semana e falou sobre os benefícios trazidos pelos encontros anuais para o setor. “A atualização dos temas e das prioridades, tanto com as entidades de governo quanto com o setor privado, a possibilidade de trocar ideias e informações e rever a pauta negociadora de temas de interesse do Brasil nos países de atuação dos adidos são alguns dos benefícios que esse tipo de programação traz”, explica.

Sobre as diretrizes para o futuro, Jean afirma ainda que entre as linhas de ação apresentadas para 2021 estão a diversificação da pauta exportadora, a promoção do mercado para produtos recém habilitados nos mercados importadores e a promoção da imagem do Brasil e de produtos nacionais.

Também foi destaque durante o evento o trabalho apresentado pelo presidente do Incra sobre regularização fundiária. De acordo com a Affa e adida agropecuária lotada em Lima, no Peru, Angela Peres, o trabalho utiliza o sensoriamento remoto e os dados do CAR (Cadastro Ambiental Rural) como uma grande ação de preservação ambiental. “Esse tipo trabalho merece ser amplamente divulgado e valorizado”, completa Angela.

Outra programação ressaltada pela adida foram as reuniões setoriais com as associações e demais entidades dos mais diversos setores do agronegócio. “Isso tornou possível uma aproximação da adidância do potencial de mercados a serem explorados, tanto para oferta de produtos quanto de serviços. Além disso, esses encontros setoriais permitiram a apresentação, pelos setores brasileiros, de demandas inusitadas. Por exemplo, a exportação de cavalos de raça para o Peru, país em que atuo”, explica Angela Peres.

Em comparação com a primeira edição, o encontro desse ano foi 100% digital, e para Angela isso favoreceu a realização de reuniões pontuais e bastante objetivas, “graças a uma primorosa organização por parte dos envolvidos”. Com assessoria.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR
Atualizado às 02h45 - Fonte: Climatempo
14°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 22°

14° Sensação
24.9 km/h Vento
91.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 23°

Sol com muitas nuvens
Sábado (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 24°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias