Cultura TROPEIRISMO
A Comitiva Paulista visita o Santuário de Nossa Senhora das Brotas, Padroeira dos Tropeiros
A Comitiva Paulista percorre o Caminho dos Tropeiros, este caminho foi um percurso muito importante para economia do Brasil, pois era no lombo das mulas que entram transportadas as riquezas sendo responsáveis por uma série de transformações ao longo do séc. XVIII.
28/10/2022 19h03
Por: Redação
Caminho dos Tropeiros foi um percurso muito importante para economia do Brasil, pois era no lombo das mulas que entram transportadas as riquezas sendo responsáveis por uma série de transformações ao longo do séc. XVIII. Fotos Toninho Anhaia

A Comitiva Paulista que percorre 1.700 km para relembrar o Caminho dos Tropeiros, fez uma parada no Santuário de Nossa Senhora das Brotas, Padroeira dos Tropeiros, na cidade de Piraí do Sul, no Paraná.

A proposta da cavalgada é homenagear os tropeiros que fizeram este percurso tão importante para o desenvolvimento do Brasil, saindo de Cruz Alta (RS) a Sorocaba (SP), ao todo serão 70 dias de estrada.

Este Caminho dos Tropeiros foi um percurso muito importante para economia do Brasil, pois era no lombo das mulas que entram transportadas as riquezas sendo responsáveis por uma série de transformações ao longo do séc. XVIII.

ACOMPANHE AQUI A REPORTAGEM NA ÍNTEGRA EM VÍDEO NO CANAL MINUTO RURAL. ATIVE AS NOTIFICAÇÕES E ACOMPANHE NOSSAS REPORTAGENS.

A comitiva é realizada com recursos próprios, cerca de 80% dos gastos e 20% de patrocínio, o grupo também conta com a solidariedade e amizade que vão realizando ao longo da cavalgada. Pois em cada cidade que passam, alguém indica um amigo e local de pouso para a próxima parada.

O grupo é composto por Délcio Teodoro da Silva, Givanildo de Araújo, Gustavo Paloni (médico veterinário), José Roberto Longhini e Luis Antonio Longhini, e conta ainda com mais duas pessoas na equipe de apoio. Segundo o médico veterinário, Gustavo Paloni, a ideia para relembrar o caminho e homenagear os tropeiros que fizeram este percurso tão importante para o desenvolvimento do Brasil, nasceu em uma cavalgada entre os amigos. “A ideia surgiu numa cavalgada entre cinco amigos e foram 7 ou 8 meses de planejamento para refazer a rota das tropas”, completa o médico veterinário.

O tropeiro Givanildo de Araújo, conta que ficou muito emocionado quando chegou ao Santuário de Nossa Senhora das Brotas, padroeira dos Tropeiros. "Estávamos ansiosos para conhecer este Santuário e quando entramos aqui nos trouxe muita paz. Saber que este Santuário é da Padroeira dos Tropeiros nos quatro estados que fazem parte da Rota dos Tropeiros, nos encheu o coração de alegria.", conta Araújo. Ele também destaca que cada cidade que passam, buscam fazer uma palestra nas escolas para divulgar a importância do tropeirismo no desenvolvimento do Brasil.

O presidente da Comitiva Paulista, Luis Antonio Longhini, destaca que a comitiva por onde passou foi muito bem recebida e que o trajeto apresentou algumas dificuldades. "Por onde passamos fomos bem recebidos, porém o trajeto apresenta algumas dificuldades. A nossa estrutura é boa, temos equipe de apoio, um médico veterinário acompanha os animais, ferreiro, cozinheiro, entre outras coisas. A nossa tropa é composta de animais saudáveis, ou seja, são atletas, podemos dizer, porque para andar assim, só sendo um animal preparado. O nosso maior desafio é o trajeto, mas graças a Deus fomos acolhidos por várias pessoas ao longo do caminho e fomos fazendo amizades que nos levavam de um lugar para o outro. Portanto, para nós tem sido muito prazeroso fazer amizades e resgatar o valor do tropeirismo.", conta o presidente.

O vice-prefeito de Piraí do Sul, Vagner Zadra, salienta que foi uma enorme alegria receber a Comitiva Paulista, por conta da importância do trabalho que eles fazem para a cultura brasileira. "Ver uma comitiva resgatando a tradição, a cultura e fazendo este caminho que originou muitas cidades da nossa região. Piraí do Sul está inserido nesta rota de uma maneira toda especial com o Santuário, pois Nossa Senhora das Brotas é a padroeira da Rota dos Tropeiros. ", conta o Wagner.

Para o coordenador dos Tropeiros Nativos de Piraí do Sul, João Carlos da Silva Filho, (Joãozinho Tropeiro), receber em seu rancho a comitiva o deixou muito feliz. "Para minha família foi uma emoção enorme receber a Comitiva Paulista em nosso rancho e ser um ponto de parada para esses nossos amigos. Ali ele puderam descansar e na sequência passar no Santuário e seguir até a nossa cidade vizinha de Jaguariaíva.", conta

ACOMPANHE AQUI A REPORTAGEM NA ÍNTEGRA EM VÍDEO NO CANAL MINUTO RURAL. ATIVE AS NOTIFICAÇÕES E ACOMPANHE NOSSAS REPORTAGENS.