Eventos AGRISHOW 2022
Clima de entusiamo na Agrishow 2022 deve resultar em recorde no volume de negócios
Nesta quarta-feira, dia 27 de abril, está prevista a vinda do Governador de São Paulo, Rodrigo Garcia. A ABIMAQ promove, às 14h00, uma coletiva de imprensa virtual (e presencial para os jornalistas que estão na Agrishow) sobre o mercado de máquinas
26/04/2022 16h08
Por: Redação
Agrishow 2022 - Foto aérea Crédito foto: Divulgação Agrishow baixar em alta resolução

O sentimento geral para a Agrishow 2022 – 27ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação é de entusiasmo, disse o ex-governador do Estado de São Paulo, João Doria, em visita ao evento nesta terça-feira (26), pela manhã. Ele ressaltou que a feira, que vai até sexta-feira, dia 29 de abril, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, já pode ser considerada a maior do setor agrícola no mundo. 

Para Doria, a retomada do formato presencial como os resultados obtidos pelo agro, a partir dos R$ 54 bilhões de recursos públicos que foram injetados no agronegócio paulista ao longo de sua gestão, contribuem para que a Agrishow 2022 alcance um recorde no volume de negócios nesta edição. O montante, aplicado em áreas diversas como infraestrutura, segurança, pesquisa e ciência, permitiu superar metas e alcançar números vultosos para a agricultura no estado de São Paulo. 

Doria ressaltou também a presença forte de representantes da indústria nesta edição da Agrishow. Citou o agronegócio como fonte de investimentos prioritários que vão além da produção, englobando ainda a pesquisa, ciência e preservação ambiental, além da industrialização. 

O ex-governador percorreu os estandes acompanhado do prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, Francisco Maturro, presidente da Agrishow e secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo e do ex-secretário de Agricultura de São Paulo, Itamar Borges. 

_______________________________________________________________________________

 

Máquinas e implementos que garantem produção mais eficiente e lucrativa 

Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a agricultura de precisão está em plena expansão e é um mercado sem volta, dada a eficácia no resultado final. Mas esse gerenciamento se dá, sobretudo, por meio do conhecimento e bom uso dessas ferramentas. 

Agrishow 2022 – 27ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação reúne diversas empresas do setor. Como a Safra Max, que lançou o primeiro monitor de plantio do mercado, que identifica se as sementes estão realmente sendo plantadas. Hoje, seus monitores se modernizaram e chegam a contar a quantidade de sementes plantadas e a velocidade do plantio. A empresa ainda lançou tanques de pulverização, que recebem os inoculantes, biológicos e outros líquidos e os dosa na quantidade ideal para o número de sementes a que se destinam. 

No estande da Trimble, há protótipos de pilotos automáticos para tratores, pulverizadores e colheitadeiras, além de pulverizadores que garantem uma economia de 95% em herbicidas, pois só liberam o defensivo quando detectam uma erva daninha. Eles ainda têm equipamentos de correção, que ajudam na precisão absoluta na hora do plantio (ajudam o trator a plantar na mesma linha, ou vala, por dez anos consecutivos, por exemplo). Já na Agrosystem, além de monitores de plantios de vários modelos e utilidades, o visitante da Agrishow encontra até mesmo estações meteorológicas portáteis. 

Inovações tecnológicas que, somadas ao conhecimento do produtor e à quantidade de terras produtivas, fazem do Brasil um dos maiores produtores de grãos do mundo. 

_______________________________________________________________________________

 “Lavoura de arroba” na Pecuária, com sustentabilidade e governança 

A pecuária de corte depende cada vez mais da ciência, tecnologia e conhecimento gerado pelos Institutos de Pesquisa. A conclusão é da engenheira civil e pecuarista Christiane Nascimento de Morais, na manhã desta terça-feira (26/4), na Arena do Conhecimento, durante a Agrishow 2022 – 27ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação. 

 O “Boi 777” (sete meses de desmama, sete de recria e sete de engorda), por exemplo, foi desenvolvido pela Apta Colina, a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. “Esse é um excelente modelo para quem pretende praticar uma pecuária de corte lucrativa, sustentável e inteligente”, recomenda Christiane. 

Campeã brasileira de adestramento clássico, Christiane tem conseguido grandes resultados com a criação de animais de corte em suas propriedades rurais, sendo uma fonte de conhecimento e inspiração para outros produtores que estão na atividade. 

O bem-estar animal com bom manejo; o empreendedorismo dos agricultores; ESG, Ambiental, Social e Governança; pastagens com boa lotação de animais por hectare; rotação de pastagem, bem como suplementação sem compactação do pasto são a receita para os criadores de bovinos, que visam uma produção saudável, com grande potencial de carne no abate.   

___________________________________________________________________________