Cooperativismo NOVA COOPERATIVA
Criadores de ovinos e caprinos da região de Porto Amazonas vão criar a Cooperativa OVICAPRI
Criadores de ovinos e caprinos da região de Porto Amazonas vão se reunir para criar a Cooperativa OVICAPRI. A intenção da nova cooperativa é fomentar a criação de ovinos e caprinos de uma maneira sustentável ambiental, financeira e com rastreabilidade.
14/03/2022 14h03 Atualizada há 4 anos
Por: Redação
A cidade de Porto Amazonas será palco para a fundação da Cooperativa OVICAPRI destinada à criação e comercialização de ovinos e caprinos. Foto Toninho Anhaia

O evento para criação da Cooperativa OVICAPRI será realizado dia 19 de março, na cidade de Porto Amazonas no Centro de Convenções Celso R. Paes, com início às 8h30min e encerramento às 17 horas. O encontro contará cum painel do mercado da carne de ovinos e caprinos, tecnologias atuais, além de um almoço com carne de cordeiro. Para o almoço o prato principal será carne grelhada, apresentado o cordeiro rastreado do Sistema Ovinos, acompanhamentos e bebidas open bar.

O evento tem vagas limitadas. O valor de cada inscrição é de R$ 100,00 e devem ser realizadas no endereço https://ovicapri.sistemaovinos.com.br/ O encontro tem o apoio da Prefeitura de Porto Amazonas, Sicredi, Ovinopar e Sistema Ovinos. A reunião é destinada aos produtores de ovinos e caprinos  interessados em se associarem na cooperativa de carnes OVICAPRI.

O dia contará com uma programação diversificada onde terá a abertura com do evento com as Boas-vindas dadas pelo prefeito Elias G. Da Costa. Na sequência uma palestra com o presidente da Associação Paranaense do Paraná – Ovinopar, Pedro Rocha, que falará um pouco sobre como anda o setor no Paraná e no Brasil.

Após este momento o ovinocultor Bechara Amim, dará início a cerimônia de criação da Cooperativa OVICAPRI, e na oportunidade os criadores vão, escolher quem fará parte da comissão da diretoria, além de decidir os valores das cotas por associado, conhecer a minuta do estatuto da cooperativa e suas vantagens ao produtor.

Na continuação do evento vão conhecer as linhas de financiamento para ovinocaprinocultores com representantes do Sicredi. Na sequência vão falar sobre a produção e comercialização da carne ovina na era digital com a Zootecnista - Juliana F. Borges De Freitas. Consultora técnica do Sistema Ovinos e produtora de ovinos.

Também vão abordar o tema da rastreabilidade com a palestra: Sistema Ovinos e suas ferramentas de rastreamento e produção de carne, que será apresentado pelo Analista de Sistemas - Átila de Freitas Junior. Desenvolvedor do Sistema Ovinos e produtor de ovinos.

O analista de sistemas e desenvolvedor do Sistema Ovinos, Átila de Freitas Junior, acredita que o evento é muito importante para toda a cadeia de ovinos e caprinos da região. "O evento é uma oportunidade única onde podemos alinhar a nova geração tecnológica da informação e produção da criação de ovinos e caprinos. Em uma parceria com o Sistema Ovinos e a Prefeitura de Porto Amazona está abraçando o projeto e valorizando o setor. Nosso intuito é a criação de uma cooperativa que trabalhe junto aos produtores capacitando-os no modelo de pecuária de precisão, sendo a primeira cooperativa com carne de cordeiro e caprinos 100% rastreada. Um rastreamento desde a produção até a comercialização e queremos atingir com este modelo um valor agregado no mercado interno e queremos também atingir o mercado internacional.", revela Átila. Ele destaca que o Sistema Ovinos já tem anos de experiência no campo e hoje já trabalha com uma solução que integra criação, abate e comercialização. "Este evento é um momento histórico para o setor, pois temos a oportunidade da criação da primeira cooperativa com carne de rastreamento individual do animal e um abatedouro voltado a este modelo de abate, além do apoio político para a realização deste projeto. Dependemos agora da vontade do produtor em se organizar e atingir a meta de ampliar seus negócios e valorizar seu produto.", explica Átila.

Com a rastreabilidade o consumidor pode ter certeza de que consome um produto confiável.

 

Para a zootecnista, Juliana F. Borges De Freitas, salienta que o evento irá ser um divisor de águas, pois apresenta uma ótima oportunidade para o produtor e também para o consumidor que saberá através do rastreamento a origem daquilo que tem na mesa para consumidor. "O evento reunirá produtores de diversas cidades da região dos Campos Gerais e do Paraná para a fundação da cooperativa OVICAPRI, além das maiores autoridades sobre o segmento a exemplo de associações, sindicatos, cooperativas de carne, entre outras classes de representação.", descreve Juliana. 

 

Confira a agenda completa

 

HORÁRIO PROGRAMAÇÃO TEMA PALESTRANTES
08:30–09:00 Abertura Boas vinda e abertura do evento Prefeito - Elias G. Da Costa.
09:00–09:30 Pronunciamento Sr. Presidente da Associação Paranaense do Paraná – ovinopar, Pedro Rocha.
09:30–10:00 Coffee Break
10:00–12:00 Introdução sobre os tópicos debatidos: Apresentação da cooperativa e sua finalidade:A provação do Estatuto da cooperativa Bechara Amim
12:00–13:30 Almoço
13:30–14:00 Cooperativa Sicredi

Linhas de financiamento para ovinocaprinocultores
14:00–15:00 Palestra: Produção e Comercialização da carne ovina na era digital. Zootecnista - Juliana F. Borges De Freitas. consultora técnica do Sistema Ovinos e produtora de ovinos.
15:00–15:30 coffee break
15:30–16:30 Palestra: Palestra: Sistema Ovinos e suas ferramentas de rastreamento e produção de carne Analista de Sistemas - Átila de Freitas Junior. desenvolvedor do Sistema Ovinos e produtor de ovinos.

16:30–17:00 Encerramento Bate papo e tira Dúvidas.