Sexta, 16 de Abril de 2021 11:30
42988489296
Negócios INVESTIMENTO

Imobiliária Beto Agro inova e possibilita compra de imóveis em Camboriú em troca de grãos

Soja vem sendo usada como moeda para compra de apartamentos em Balneário Camboriú, uma negociação que pode ser mais atrativa do que a tradicional, pois o pagamento facilita as negociações, já que não envolve transações bancárias, e diminui custos relativos à documentação.

06/04/2021 15h09 Atualizada há 1 semana
299
Por: Redação
Produtor Rural pode comprar apartamento na praia usando grãos como negociação. Foto Toninho Anhaia.
Produtor Rural pode comprar apartamento na praia usando grãos como negociação. Foto Toninho Anhaia.

A Beto Agro, com sede em Guarapuava (PR), atua no mercado de grãos há mais de 20 anos, inova e cria mais um braço da empresa voltado ao ramo imobiliário com Beto Agro Imóveis e abre  escritório em Balneário Camboriú, litoral de Santa Catarina. O consultor e analista de agronegócio Beto Xavier explica que há duas décadas, a soja vem sendo usada para a compra de imóveis em várias regiões do Brasil. “Há pelo menos duas décadas, a soja tornou-se moeda de troca no comércio. Com sacas de soja é possível comprar imóveis. Soja é uma moeda forte, por isso resolvemos expandir para esse mercado, oferecendo aos produtores rurais essa nova modalidade de compra. Como temos experiência no ramo, resolvemos inovar e criar a Beto Agro Imóveis”, explica Beto Xavier.

O produtor rural que pretende utilizar este tipo de negócio para adquirir bens deve programar o pagamento da entrada em dinheiro e das parcelas dos bens com base na colheita da safra, usando os grãos ou o dinheiro obtido com a venda da produção. Existe ainda a opção de negociar a compra de imóveis em troca do grão, através de empresas credenciadas que pagam antecipadamente pela produção. “Tanto agricultores quanto empresários, que frequentemente costumam realizar operações desta natureza, garantem que se trata de uma modalidade segura, apesar das oscilações de preço da commodity”, conta Xavier.

Atualmente, muito utilizada em compra de imóveis, a commodity vem se destacando e aquecendo o mercado imobiliário com apartamentos de alto padrão. Agropecuaristas dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul vem utilizando essa modalidade de pagamento de duas formas: transformando o valor em grãos e parcelando ao longo das safras, ou simplesmente fazendo um parcelamento em valores, com um índice de reajuste previamente acordado com pagamentos nas datas de safras. “Essa forma de pagamento facilita as negociações, já que não envolve transações bancárias, e diminui custos relativos à documentação, tornando-se portanto,  bom para o comprador e menos burocrático para o vendedor do bem”, afirma o empresário.

A transação imobiliária é efetuada mediante contrato de compra e venda; a posse do imóvel é acordada entre as partes, bem como pagamentos, previsão de multas por atraso e data para assinatura de Escritura Pública de Compra e Venda. É importante que neste contrato conste todas as situações hipotéticas possíveis, prevendo atitudes a serem tomadas em cada uma delas, para total transparência da negociação. Em situações onde ocorre parcelamento de valores, deve constar em contrato todas as possibilidades para garantia de bom negócio para ambas as partes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR
Atualizado às 11h25 - Fonte: Climatempo
22°
Muitas nuvens

Mín. 13° Máx. 25°

22° Sensação
13 km/h Vento
61.3% Umidade do ar
67% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (17/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 24°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (18/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 22°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias