Cultura/Turismo FESTA DO AGRICULTOR
2ª Festa do Agricultor em Piraí do Sul exalta fé, tradição e força do campo com tratoraço e missa
Com missa celebrada por Dom Evandro, tratoraço com mais de 70 máquinas e estandes de inovação rural, a 2ª Festa do Agricultor reuniu centenas de fiéis e produtores no Bosque do Santuário de Nossa Senhora das Brotas, destacando o valor da agricultura e da fé nos Campos Gerais
28/07/2025 13h50
Por: Redação Fonte: Toninho Anhaia
Dom Evandro celebra missa especial na Festa do Agricultor em Piraí do Sul, reunindo fiéis e produtores rurais. Foto Toninho Anhaia

A união entre fé, tradição e orgulho rural tomou conta de Piraí do Sul (PR) neste domingo, 27 de julho, durante a 2ª Festa do Agricultor, realizada no Bosque do Santuário de Nossa Senhora das Brotas. O evento reuniu centenas de agricultores, famílias, devotos e empresas do setor em um dia de celebração marcado por tratoraço, missa campal, gincanas, caminhada na natureza e o tradicional almoço com leitão no fogo de chão.

Logo no início da manhã, os roncos dos motores anunciaram o tratoraço, que percorreu as ruas da cidade com mais de 70 tratores, atraindo olhares e aplausos. A atividade representou não só a força do agro, mas também a ligação cultural e familiar que muitos têm com a terra.

A grande celebração do dia foi a missa das 10h30, presidida por Dom Evandro Luis Braun, bispo da Diocese de Campo Mourão, em sua despedida da comunidade onde atuou por uma década como padre.

 ACOMPANHE AQUI A REPORTAGEM EM VÍDEO NO CANAL MINUTO RURAL. ATIVE AS NOTIFICAÇÕES E ACOMPANHE NOSSAS REPORTAGENS   

“Estar aqui é estar na casa da mãe. Nossa Senhora me acolheu em Piraí do Sul e me formou como sacerdote. Hoje volto como bispo, celebrando com o povo que tanto me ensinou. A fé da comunidade rural é uma inspiração. O agricultor é um servidor da criação, e Maria nos ensina a sempre encaminhar tudo ao seu filho Jesus.”, disse o Dom Evandro.

Em sua fala, Dom Evandro emocionou os presentes ao relembrar sua história no Santuário e destacar como essa vivência o moldou para a nova missão episcopal.

“O que vivi aqui é base da missão que vou exercer em Campo Mourão. Levo comigo o coração de um povo simples, de fé firme. E digo a todos: não tenham medo de amar Nossa Senhora. Ela nos leva sempre a Jesus.”

Quem acompanhou a trajetória de Dom Evandro de perto foi o Padre Thiago Ingenchki, atual reitor do Santuário de Nossa Senhora das Brotas. Segundo ele, a festa é também um momento de espiritualidade e reencontro com as origens.“É sempre uma alegria acolher os agricultores neste santuário, que é símbolo da proteção divina sobre o campo,” disse o reitor.

Dom Evandro Luis Braun, bispo da Diocese de Campo Mourão, atuou por 10 anos em Piraí do Sul - Paraná. Foto Toninho Anhaia

Em um dia marcado pela emoção e gratidão, Piraí do Sul celebra a presença de Dom Evandro.

“Receber Dom Evandro hoje é celebrar tudo o que ele construiu aqui. Ele deixou um legado que seguimos com muito carinho. E a festa também é tempo de comunhão, de agradecer a Deus e viver a alegria do encontro.”, afirma o reitor.

Além da dimensão religiosa, a festa ofereceu momentos de integração e descontração. O almoço comunitário reuniu famílias em torno da boa culinária e o clima fraterno. Após a refeição, as gincanas rurais animaram o público com brincadeiras ligadas à vida no campo.

O papel essencial dos voluntários do santuário

Beatriz Burico Barbosa, devota histórica e voluntária da comunidade - Foto Toninho Anhaia.

 

Um dos destaques do evento foi a tradicional ornamentação do andor de Nossa Senhora das Brotas, preparada com esmero por Beatriz Burico Barbosa, devota histórica e voluntária da comunidade. “Para mim, arrumar o andor é uma honra. A gente usa produtos simples da nossa terra, com o que o povo traz com amor. Este ano quisemos destacar o agricultor mais simples, aquele que vive do que planta. Cada detalhe é uma oferenda.” contou emocionada.

A festa contou ainda com a dedicação de uma grande equipe de voluntários. Um dos responsáveis pela organização foi Luiz Fernando Tonon, que avaliou a edição com entusiasmo.

“Foi tudo muito bonito. A comida agradou, as provas com os tratores divertiram, e a participação superou nossas expectativas. Apesar das limitações de espaço, conseguimos acolher bem. Agora vamos investir na ampliação da área para poder receber mais pessoas no futuro. Tudo aqui é feito por voluntários. Ninguém recebe nada. É doação de coração.”destacou Tonon.

Luiz Fernando ainda salientou a importância de manter viva a religiosidade rural, especialmente com a presença de Dom Evandro. “Ele disse que foi a despedida mais bonita da vida dele. Isso nos enche de gratidão. A festa é antes de tudo um chamado à fé.”, relata Fernando. 

A valorização da agricultura familiar e da fé também foi reconhecida pelas empresas do setor agropecuário, que estiveram presentes com estandes e ações voltadas à inovação e sustentabilidade.

Tradicional almoço com leitão no fogo de chão. Foto Toninho Anhaia

Entre os patrocinadores, o Sicredi marcou presença como parceiro institucional, representado por Eduardo Hening, gerente da agência local. “Esse tipo de evento tem tudo a ver com a essência do Sicredi: estar presente na comunidade e valorizar quem produz. É o segundo ano que patrocinamos e queremos estar juntos por muitos outros. Nosso compromisso com o campo é diário.”explicou Eduardo.

O Grupo Brava, referência na região, destacou sua conexão com o campo e a espiritualidade por meio de seu diretor, Felipe Martins de Oliveira. “Essa festa reúne toda a cadeia rural, do pequeno ao grande produtor. Participar é mostrar que o agro também tem alma, que também valoriza o espiritual. Estar aqui é estar junto com a comunidade e afirmar: somos mais que uma empresa, somos parte dessa terra.”, afirmou Felipe.

Outro expositor presente foi a Alternativa Agropecuária, representada por Jorge Luis Dutra, que destacou a proposta inovadora da empresa. “Estamos apostando nos produtos biológicos, alinhados com uma tendência mundial. E estar presente aqui é um sinal de que valorizamos a cidade e queremos crescer junto com ela. São quase 20 anos de história em Piraí do Sul, sempre ao lado do produtor.”, afirmou.

Mais de 70 tratores participaram do evento. Foto Toninho Anhaia

A 2ª Festa do Agricultor reforçou o papel do Santuário de Nossa Senhora das Brotas como ponto de turismo religioso, fé e tradição nos Campos Gerais. Parte da Rota do Rosário, o local atrai visitantes de todo o Paraná, e se firma cada vez mais como espaço de espiritualidade e identidade rural.

Com trator, terço, comunhão e partilha, o evento celebrou não apenas a lavoura e a produção, mas a alma do agricultor paranaense — resiliente, devota, e cheia de gratidão.