Agricultura SHOW TECNOLÓGICO
Show Tecnológico Verão 2025: Inovação e Conhecimento para a Agricultura Brasileira
Inovações em manejo de solo, controle de pragas e novas cultivares foram o destaque da 28ª edição do Show Tecnológico Verão, evento promovido pela Fundação ABC, que reuniu milhares de produtores e especialistas nos Campos Gerais, Paraná, nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2025. O evento consolidou-se como referência em conhecimento e tecnologia para a agricultura brasileira.
25/02/2025 10h40 Atualizada há 1 ano
Por: Redação Fonte: Toninho Anhaia
Visitantes exploram as últimas tecnologias em manejo de solo e novas cultivares no 28º Show Tecnológico Verão da Fundação ABC, um evento que impulsiona a inovação no agronegócio brasileiro. Foto Toninho Anhaia

A 28ª edição do Show Tecnológico Verão, promovido pela Fundação ABC, foi mais uma vez um ponto de encontro para produtores rurais, agrônomos, técnicos e especialistas de diversas regiões do Brasil. 

Nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2025, o evento se consolidou como um espaço de referência para troca de conhecimento e inovações no agronegócio. Realizado no CDE Ponta Grossa, na PR-151, km 318, o evento contou com a participação de 55 empresas e a apresentação de novas tecnologias em manejo de solo, controle de pragas e novas cultivares.

Silvio Bona, integrante da comissão organizadora, destacou a relevância do evento como um ambiente de atualização contínua para os produtores. Para ele, a busca por inovação é essencial para garantir o sucesso das propriedades. “Eu costumo dizer que o que a gente encontra no Show Tecnológico é atualização. Sempre falamos sobre culturas de verão, como soja, milho e feijão, mas sempre trazendo informações novas e relevantes para o produtor", explicou Bona, reforçando a importância de adaptar-se às novas técnicas para melhorar a produtividade no campo.

   ACOMPANHE AQUI A REPORTAGEM EM VÍDEO NO CANAL MINUTO RURAL. ATIVE AS NOTIFICAÇÕES E ACOMPANHE NOSSAS REPORTAGENS    

Nesta edição, o modelo de arenas temáticas foi mantido, permitindo uma imersão total no conhecimento agrícola. Além disso, a trincheira de solo, acompanhada de um ensaio de plantio direto com 35 anos de história, foi um dos destaques. "Este é um dos mais antigos ensaios do Brasil e, pela primeira vez, seus dados foram apresentados de forma aberta ao público", afirmou Bona, sublinhando a relevância histórica e o impacto das práticas de manejo do solo na sustentabilidade da produção.

O Show Tecnológico Verão não atrai apenas produtores locais, mas também de regiões distantes. Bona revelou que o evento recebe participantes de diferentes estados, como São Paulo, Santa Catarina e até mesmo do Norte Pioneiro do Paraná. “Nosso evento é técnico e voltado para um público que busca se atualizar. Por isso, contamos com o apoio de 55 empresas do setor, que trazem suas novidades e tecnologias para o Show Tecnológico. Não é apenas a Fundação ABC falando, mas também todo um ecossistema de inovação e pesquisa", afirmou Bona.

Juntos pelo Produtor: Inovação que transforma e proximidade que Fortalece

A Capal, também marcou presença no evento. Alessandra Heuer, coordenadora de Comunicação e Marketing da Capal, falou sobre a importância do Show Tecnológico como uma plataforma de demonstração das inovações para o campo. “O Show Tecnológico é a referência em evento técnico na nossa região, e a Capal é referência no cooperativismo e no atendimento aos seus cooperados. Então, isso tem que estar junto”, comentou Alessandra.

Além do estande institucional, a Capal também apresentou o trabalho com sementes em parceria com a Nelgen, um projeto focado em inovações genéticas. “É uma oportunidade para difundir nossa forma de atuação e nossos produtos. Para os produtores, o evento é essencial, pois traz um volume de informações e tecnologias que não se encontram facilmente em outros lugares", explicou Heuer.

A presença do Sicredi no evento também foi destaque. Adilson Alves Cardoso, Gerente Regional do Sicredi Campos Gerais, ressaltou a importância de entender as necessidades do produtor para fortalecer o relacionamento com os associados. “Quando ele vem falar de uma variedade de soja, de milho, ou de tecnologias, temos a facilidade de entender melhor a atividade dele e oferecer o suporte necessário”, comentou Cardoso. Para ele, o Show Tecnológico é uma oportunidade para estreitar laços e fortalecer a colaboração com os parceiros do setor agrícola.

Fundação ABC e a qualidade do evento

O Dr. Rogério Coimbra, professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ficou impressionado com a organização e a qualidade do evento. “Fiquei surpreso com a organização e as tecnologias visíveis para o produtor. A Fundação ABC é uma fonte de pesquisa essencial para o setor agrícola”, afirmou Coimbra, destacando a importância de eventos como este para o avanço da tecnologia agrícola no Brasil.

O professor também ressaltou a variedade de inovações apresentadas, desde o manejo do solo até as mais recentes tecnologias genéticas. “O Show Tecnológico oferece uma oportunidade única para os produtores se atualizarem sobre as tendências do setor e planejarem suas estratégias para os próximos anos", completou Coimbra.

PHC Brasil e a inovação no controle de pragas

A presença de Lucas Siqueira, Head Comercial da PHC Brasil, marcou a entrada da empresa no mercado dos Campos Gerais. "Para nós, é um privilégio participar deste evento e marcar nossa entrada na região", afirmou Lucas. A PHC trabalha com peptídeos oriundos da proteína HARPIN, tecnologia que tem sido aclamada no setor devido ao seu alto retorno sobre investimento e à ausência de resíduos.

"Os peptídeos sinalizam para a planta que ela está sob ataque, o que aumenta sua resiliência a estresses, doenças e pragas, como a exemplo da ferrugem da soja e os nematoides", explicou Lucas, detalhando como a tecnologia contribui para a saúde das plantas e a produtividade dos produtores.

Nitro e a inovação no controle biológico

Karina Cardoso, Coordenadora Técnica de Mercado Biológicos da Nitro, também esteve presente para apresentar as soluções da empresa para o controle biológico e a nutrição vegetal. “Estamos aqui para demonstrar a eficiência dos nossos produtos para os produtores que nos visitam. Trabalhamos com biológicos e nutrição, oferecendo soluções sustentáveis para o agronegócio”, destacou Karina.

A novidade apresentada pela Nitro foi o Telenomus podisi, uma microvespa que parasita ovos de percevejos, interrompendo o ciclo da praga nas lavouras. "Este produto é uma grande inovação no controle biológico e tem grande potencial para melhorar a produtividade e reduzir o impacto ambiental", explicou Karina.

A 28ª edição do Show Tecnológico Verão se consolidou como um evento de extrema importância para a agricultura brasileira, oferecendo aos produtores, técnicos e pesquisadores as mais recentes inovações do setor. A presença de produtores, cooperativas, empresas de instituições de ensino, entre outros, demonstrou a força do ecossistema agrícola e seu comprometimento com o futuro sustentável da agricultura.