A cultura tropeira volta a ganhar destaque em Piraí do Sul com a realização do V Encontro Tropeiro, promovido pelo Grupo Os Tropeiros Nativos de Piraí do Sul. O evento, que acontece no dia 30 de junho, tem como objetivo celebrar o Dia do Tropeiro, homenageando esses heróis anônimos que marcaram a história do município e do Paraná.
A programação do V Encontro Tropeiro inicia às 10h da manhã na antiga Estação Ferroviária de Piraí do Sul, um marco histórico da cidade e do tropeirismo. De lá, os cavaleiros e amazonas percorrerão as principais ruas do município em direção ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Brotas, padroeira dos Tropeiros, do município e protetora agropecuária. O Santuário, por sua vez, é o Portal da Rota do Rosário, uma importante rota do Turismo Religioso do Paraná. Como de costume será oferecido o Café da Manhã na Estação com virado de feijão, paçoca de carne, café tropeiro, entre outras delícias da culinária local.
Tradição e Homenagem aos Tropeiros
Após a cavalgada, os participantes poderão comprar no Santuário o tradicional churrasco tropeiro e acompanhamentos. A tarde será marcada por diversas atividades, incluindo a premiações para as categorias de tropeiro mais velho, tropeiro mais novo, comitiva mais distante, comitiva com mais participantes, amazona mais velha, amazona mais nova, comitiva que chegou primeiro na cavalgada e comitiva que vem andando para a cavalgada.
O coordenador do Grupo Os Tropeiros Nativos de Piraí do Sul, João Carlos da Silva Filho, conhecido como Joãozinho Tropeiro, destaca que o evento busca fortalecer a cultura tropeira e integrar a comunidade local. "Esse ano, estamos focando mais o pessoal da cidade e da comunidade. É claro que vem muita gente de fora, mas queremos que o evento seja um momento de confraternização para todos", ressalta.
Expectativa de Grande Público
A expectativa para o V Encontro Tropeiro é grande. Uma das comitivas que já confirmou presença é a de Rio Azul, que saiu no final de maio a cavalo em direção ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida em São Paulo. A previsão de chegada dos cavaleiros em Piraí do Sul é para o dia 27 de junho. Eles participarão do evento no dia 30, após descarregarem seus animais na cidade.
O V Encontro Tropeiro é mais do que apenas um evento cultural. É uma oportunidade para celebrar a história, a fé e a tradição do povo de Piraí do Sul. O evento reúne pessoas de todas as idades e origens, em um ambiente familiar e acolhedor.
Serviço:
O quê: V Encontro Tropeiro
Quando: 30 de junho de 2024
Onde: Piraí do Sul, PR
Horário: A partir das 10h
Informações: Grupo Os Tropeiros Nativos de Piraí do Sul
Facebook: https://www.facebook.com/tropeirosnativos.depiraidosul
Instagram: https://www.instagram.com/tropeirosnativosdepiraidosul